fotos históricas mirandopolis sp

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma Foto Histórica de Mirandópolis/SP- CRONICA DE KIMIE OKU

                          A HISTÓRIA  DESSA FOTO NARRADA POR KIMIE OKU

Uma foto histórica de 
                        Mirandópolis

Um dia, vi um quadro na casa do amigo Jorge Cury, que me deixou fascinada. Era a cópia de uma fotografia, tirada há mais de sessenta anos. Lá estavam retratadas pessoas, que se destacaram no cenário político e social da História de nossa cidade.
 Pedi ao amigo, que me emprestasse o quadro, porque queria de alguma forma, identificar todas aquelas pessoas, das quais só algumas ainda estão vivas e morando aqui. Com o quadro em mãos, saí a indagar às pessoas mais idosas, se poderiam me contar algo, sobre as personagens ali retratadas. A maioria, porém, não as conhecera, e as que foram contemporâneas já estão com visão deficiente, em razão da idade, e não conseguem reconhecê-las no quadro.
Mesmo assim, não desisti. É que na foto estão as imagens de gente famosa, que construiu a nossa cidade, e se dedicou a transformar, um pobre vilarejo perdido no meio das matas, na Cidade Labor que tanto nos orgulha.
E tempos atrás, alguém publicou essa mesma foto no Jornal local, com o mesmo propósito de identificar as pessoas. Percebi então, que seria realmente importante descobrir a história dessas pessoas, e deixá-la no arquivo da cidade. E me pus a pesquisar. Visitando pessoas, entrevistando outras, telefonando prá gente daqui e de fora.
E após meses de pesquisa, atendendo à sugestão do amigo Fred, resolvi fazer uma crônica sobre a foto. Vou relatar o que apurei com as entrevistas.
Lá estão retratadas de pé, a partir da esquerda:
1. Décio Quírico - Foi funcionário do Posto Fiscal Estadual de Mirandópolis.  Possuiu também, uma Agência de Revistas e o Serviço de Alto Falante Marajá, criado por seu antecessor Éder Bottura, que anunciava os fatos importantes para a população. Era uma espécie de rádio do interior, que alegrava com música vários pontos da cidade, pois aqui não havia nenhuma estação de rádio. (Isso foi há mais de 60 anos!). Havia até estúdio, com boa coleção de discos e estava estabelecido à Rua Floresta, hoje Gentil Moreira. O próprio Décio fazia o serviço de locução. Filho do senhor Domingos Quírico, Chefe da Estação Ferroviária local. A última informação é que Décio Quírico mora em Campinas.
2. Hélio Dantas – Foi Funcionário do Posto Fiscal Estadual de Mirandópolis. Foi Presidente do Rotary Clube local. Já falecido. Era tio do Bibliotecário Jânio Alfredo de Souza, que atua na Biblioteca Municipal “Profª Silvina Viana Falaschi”.
3. Alencar Scafi – Professor do Grupo Escolar, casado com a Lourdes Scafi, também presente na foto.
4. Luís Carlos Mendes Fogaça – Foi Seminarista. Aqui atuou como Professor de Latim e de Português, no Ginásio Estadual
5. Joaquim de Castro Ramos – Morava em Amandaba, e tinha uma Serraria no km. 50, na estrada para as Alianças. Foi também Vereador.
6. Neif Mustafa – Atuou como Professor leigo no 1º Grupo Escolar, na década de 40, onde conheceu a senhorita Antiniska de Lucchi, também Professora leiga, com quem se casou, e tiveram os filhos Reinaldo Mustafa e Regina Célia Mustafa Araújo. Depois de adulto estudou e se tornou Advogado. Foi Secretário do Ginásio Estadual, Diretor da Escola Estadual “Padre Césare Toppino”, em Lavínia e Vereador em Mirandópolis.
7. Dr. Edgar Raimundo da Costa – Médico que veio da Bahia, e se tornou um dos mais importantes líderes que Mirandópolis já teve. Conseguiu através de sua influência política, junto ao Governo Estadual a criação do Posto de Puericultura, que se tornaria o Posto de Saúde; a instalação do Hospital das Clínicas, hoje Hospital Estadual de Mirandópolis, e a construção do Ginásio Estadual, hoje Escola Estadual “Profª Noêmia Dias Perotti”. Seu desempenho marcou época, na história da assistência médica local. Faleceu em 1955, com apenas 41 anos de idade. A cidade lhe homenageou, dando o seu nome a uma das mais conceituadas Escolas, e à Rua, onde teve um Consultório Médico, quando iniciou a carreira de Clínico Geral. Foi também Vereador.
8. Professor Júlio Herculano Pedroso Mazzei – Professor de Educação Física do Ginásio Estadual e irmão do Monsenhor Mazzei Filho, que atuou como religioso em Araçatuba. Prof. Mazzei começou a carreira em Mirandópolis, onde realizou uma belíssima demonstração de Ginástica Rítmica com os alunos da Escola.  Transferiu-se para Araraquara como Professor. Foi contratado como Preparador Físico do Palmeiras Esporte Clube, depois pelo Santos Futebol Clube, e também pela Seleção Brasileira. Foi um dos mais consagrados Preparadores Físicos, e como tal, conquistou vários títulos, tornando campeões os times que preparou. Foi o maior responsável pela ida do famoso Pelé, ao Cosmos de Nova York. Ele o acompanhou como Preparador Físico, e trabalhou no escritório de Marketing do Pelé em Nova York. Faleceu em Santos em 2009.
9. Professor Ulisses Costa - Professor do Grupo Escolar. Tinha voz bastante forte e cantava muito bem.
10. Arnaldo Rodrigues Eid – Foi Serventuário da Justiça – Funcionário do Cartório de Registro Civil, dirigido pelo Senhor Alcino Nogueira de Sylos, que foi posteriormente Prefeito da cidade. O senhor Arnaldo foi também Vereador. Já falecido.
11. Francisco de Arruda Mendes - Cirurgião-Dentista.      Casado com a Maria Aparecida Quírico, a Lilita, também presente na foto.
   12. Antônio Depieri - Era procedente de Pacaembu, onde possuía uma Gráfica.  Foi proprietário da Gráfica Depieri e Editor do Jornal “A Cidade”, em Mirandópolis. Daqui, ele se transferiu para Presidente Prudente, onde teve também uma Gráfica. Já é falecido. Um dos pioneiros da Imprensa de Mirandópolis.
       13.  Francisco Bia – Funcionário do Posto Fiscal.
      14. Elídio Ramires – Seus pais foram os proprietários da Padaria São João, que pertenceu depois ao seu Ovídio, e que ainda hoje existe na cidade. Trabalhou na Gráfica Depieri, onde atuou redigindo crônicas. Foi Empresário, Contabilista e Fiscal de Tributos Fiscais. Trabalhou no Escritório da Fábrica de Móveis dos Mizukami e foi sócio da Fábrica de Móveis dos Crevelaro. A ele, devemos a criação do slogan “Mirandópolis, Cidade Labor”, que define com propriedade a nossa cidade. Terminou a carreira como Fiscal de Rendas, em Campinas. Hoje, com 80 anos, reside em Valinhos, curtindo a aposentadoria. Está lúcido e com boa memória.
 15. Dinorah Correa – Atuou como Professora leiga em Amandaba. Foi proprietária junto com o esposo Ênio Pucci da Livraria dos Estudantes, em sociedade com a Srª Dirce Cury da Costa. Morou depois em Franca. Já falecida.
 16.  Profª Célia Correa - Filha do senhor Manoel Flauzino Correa, e irmã de Dinorah. Na época, estudava o Curso Normal, no Instituto de Educação “Manoel Bento da Cruz”, em Araçatuba. Casou-se com o Farmacêutico João Zuin, e moram em Mirandópolis
  A seguir, informações sobre as pessoas sentadas:
 17. Jorge Cury – Funcionário do Ginásio Estadual, como Inspetor de Alunos. Foi Comerciante, dirigindo um Restaurante no Clube Atlético de Mirandópolis. Vereador, na gestão de Alcino Nogueira de Sylos. Mora em Mirandópolis e está bem, apesar dos quase noventa anos. Diz que quer viver até os cem anos.
 18. Luísa Cury – Era costureira, procedente de Matão, casou-se com o Sr. Jorge Cury, e trabalhou por anos, administrando o Restaurante do C.A.M. Faleceu em 2010.
19.  Miguel Cury – Filho de dona Luísa e do Sr. Jorge Cury. Foi mais tarde, Técnico em Engenharia de Ponta de Estrada. Mora numa chácara em Mirandópolis.
 20. Antiniska de Lucchi Mustafa – Começou atuando como Professora leiga no 1º Grupo Escolar, junto com o Dr. Neif, com quem se casou. Mais tarde depois de casada, fez o Curso Normal e foi excelente Professora, tanto no C.E.N.E. “Noêmia Dias Perotti”, como na Escola “Padre Césare Toppino”, em Lavínia, preparando os futuros professores no Curso Normal. Durante décadas, dona Antiniska trabalhou em prol dos necessitados da cidade, sem fazer nenhum alarde. Era uma mulher decidida e muito generosa.
 21.  Reinaldo Mustafa – filho de dona Antiniska e do Dr. Neif. Foi Secretário da Receita Federal, em Brasília. Mora atualmente em Mirandópolis.
22. Dirce Cury da Costa – Esposa do Dr. Edgar Raimundo da Costa. Foi a companheira e grande incentivadora do líder maior da época, Dr. Edgar. Dirigiu o Restaurante do C.A.M. por um tempo, antes do senhor Jorge Cury, seu irmão. Está com 90 anos de idade, lúcida e consciente e mora em Andradina, com sua filha Rosalinda e o genro Dilmo Gavas.
 23. Professora Maria de Lourdes Scafi – Professora de Matemática no Ginásio Estadual. Era casada com o Prof. Alencar Scafi.
 24. Professora Maria Aparecida Quírico Mendes (Lilica) – Atuou no Grupo Escolar. Irmã de Décio Quírico e esposa do Dentista Dr. Francisco de Arruda Mendes.
 25. Vilma Haddad – Irmã do Sr. Jorge Cury e da dona Dirce Cury da Costa. Foi Professora e trabalhou como tal. Morou em Andradina. Já falecida.
 26. Maria Aparecida – Jovem colega de Célia Correa, que estudava no Colégio “Manoel Bento da Cruz”, em Araçatuba.
Esta é a lista das ilustres pessoas, que foram retratadas durante o jantar de despedida do Prof. Júlio Mazzei. Foi no C.A.M. em 1950. Estas pessoas pertenciam ao Clube dos 21, que congregava os associados da Loja Maçônica “Fraternidade e Labor”. Nunca na História de Mirandópolis, houve uma geração de gente tão dinâmica, que transformaria a cidade, a região e a vida de outras pessoas, como esta que foi retratada nesse quadro.
Conhecemos a história dos notáveis Dr. Edgar e do Dr. Neif, mas as nossas gerações ignoravam a passagem do famoso Prof. Júlio Mazzei pelo Ginásio Estadual; a atuação do Sr. Décio Quírico, com idéias avançadas de comunicação pública, através do Serviço de Alto Falante; do Gráfico Depieri, com a edição do jornal “A Cidade”; a criatividade do Sr. Elídio Ramires inventando o slogan: “Mirandópolis, Cidade Labor”, que ficou para sempre.
   (Mirandópolis – “Cidade Labor” um dia resolvemos chamá-la. Era o cognome justo, o adjetivo correto, para enaltecer em apenas uma palavra, o valor de seu progresso, o mérito de seu trabalho) in “Mirandópolis – Cidade Labor”, crônica do próprio autor na Revista A Cidade, editada em 1956).
 E quase todos se tornaram Vereadores, para melhor servir à cidade. (Naquela época, os Vereadores não eram remunerados para servir à população, e viagens a São Paulo para solicitações  junto ao Governo do Estado, eram por conta própria).
  Acredito que naquela ocasião, ninguém imaginaria que, o jovem Professor Júlio Mazzei iria alçar vôos tão altos, como ocorreu mais tarde, chegando até a se tornar o Preparador Físico da Seleção Brasileira de Futebol. Que se tornaria tão famoso, trabalhando como o Preparador Físico de Pelé. Os caminhos se abriram, porque ele falava fluentemente a língua inglesa, já naquela época, e é claro, pela competência profissional.
E mulheres corajosas e determinadas, como a Profª Antiniska, que faria tanto pelos mais carentes, a dona Dirce Cury, que seria a inspiração para o Dr. Edgar trazer os grandes benefícios para Mirandópolis e região, e os demais Profissionais leigos ou habilitados, que enfrentaram todas as vicissitudes, para tornar essa terra bravia em terra de gente civilizada. (À época, a pequena aldeia estava cercada pelas matas virgens)
Geração de gente heróica, em tempos heróicos.
E assim fica registrada, a passagem dessa brava gente por Mirandópolis. Gente bonita, laboriosa, que construiu esta cidade. Gente que partiu para outros caminhos e realizou coisas fantásticas, como o Professor Mazzei, e de quem Mirandópolis se esqueceu. Gente que transformou um povoado rústico, caboclo, sem recursos, numa terra de gente progressista e feliz.
A essas personalidades famosas, as minhas reverências.
Mirandópolis, 23 de abril de 2012.
kimie oku in “cronicasdekimie.blogspot.com”

Créditos:
Quero de público, agradecer às pessoas, que contribuíram na elaboração deste texto. Sem a preciosa e gentil ajuda dessas pessoas, teria sido impossível resgatar a memória daquela época. Agradeço em especial, a paciência do senhor Hélio Ramirez, residente em Pirapozinho, irmão do senhor Elídio Ramirez, que me forneceu detalhes que tornaram esta história mais verdadeira. Estendo minha gratidão também às seguintes pessoas:
Profª Célia Correa Zuin e seu esposo Sr. João Zuin,
Sra. Etelvina Ramires, que me encaminhou ao seu cunhado Sr. Hélio Ramirez, para obter mais informações,
Bibliotecário Jânio Alfredo de Souza,
Amigo Jorge Cury, testemunha viva da festa, que me emprestou a fotografia,
Sr. Manoel Franco, que me forneceu o ponto de partida,
Profª Regina Célia Mustafa de Araújo.
Cada uma dessas pessoas foi acrescentando alguns mosaicos, recolhidos de suas lembranças, e juntos, conseguimos reconstruir esse mural tão belo e precioso de um tempo que passou.
A todos, a minha gratidão.
kimie oku

3 comentários:

  1. Formidável informações!
    relatos interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Dna Kimie, que trabalho fantastico, digno de elogios indescritiveis, duas situações me chamaram a atenção neste texto, 1º, a presença do Prof. Julio Mazzei, ouvi e vi falar muito dele no Radio e TV, Luciano do Valle, narrador esportivo da TV Bandeirantes muito falava dele, é claro q tem muitas outras situações que nos enchem os olhos; a outra que me chamou a atenção, já pensou se tivessemos nos dias de hoje, que, os vereadores não fossem remunerados, ah, como seria?, realmente fiquei maravilhado com o q li, OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo trabalho. Cheio de amor e poesia. Acima de tudo, verdades de vidas que passaram ou passam com licença de Deus.

    ResponderExcluir