fotos históricas mirandopolis sp

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Serraria Antiga de Mirandópolis e outras


 Diploma conferido por membros da cidade, veja as assinaturas a maquina Peres - 1948
 Inauguração da Pista de Saúde (Onofre Wanderlei Mendes vulgo Careca) - prefeito Waldemar Francisco de Lima - entrada da pista
 Ditinho da Radio e Walmir do Banco do Brasil (oculos) - em frente do bar do Tio Marcos, muito popular da epoca.
 Mecão 1981 - participou da 3 div. do esportes de são paulo .
Serraria Jesus Sociedade Anonima - conhecida por Belmiro de Jesus. dec. 30 a inicio de 1950.
Veja uma Serraria que foi um progresso para a cidade de Mirandópolis, que no ano de 1952/1953 que ficava do lado da linha ferrea, no bairro conhecido por Belmiro de Jesus, pegou fogo e foi destruida quase por completo, ai deu-se seu fim. Essa foto é muito histórica e provalmente uma raridade. No bairro tinha uma colonia de casas de tábuas onde os funcionrios da serraria moravam, estilo faroeste americano e tinha até um campo de futebol e era mais movimentado da cidade.
Esse deposito de Algodão, ficava na travessia da linha, onde hoje é o pontilhão, veja o detalhe do carro passando sobre os trilhos da linha, não tinha feito ainda o tunel de passagem, que liga a Av. Dr. Raul da Cunha Bueno com a Rafael Pereira, que dá acesso a Nações Unidas. Veja ao fundo a Igreja Matriz sendo construida. A ponta do telhado, o predio onde está a carroça, ainda existe no local, sendo de propriedade do Ezio Veroneze., segundo uma informação esse barracão de frente o grande, foi derrubado por uma ventania em 1958, onde hoje está a casa da familia do Mario Ariki, a frente dele ficava na rua Rafael Pereira antes da travessia da linha(antes do Nilton supermercado), inicio da rua Getulio Vargas.
Essa era rua Araçatuba, atualmente rua Gentil Moreira - foi a primeira rua a ser asfaltada da cidade, inclusive a empolgação foi tanta que esqueceram de fazer a tubulação de esgoto, onde é hoje a Caixa Economica Federal era um acougue, tinturaria e hotel, veja do lado esquerdo, depois da Marajá Calçados, antes do predio em frente, que era o BBC - Banco Bandeirantes de Comercio, tinha uma casa de residência. Essa foto é muita histórica para a cidade. Segundo depoimentos o prefeito era Dr. Oswaldo Brandi de Faria ( na primeira vez que foi prefeito).Na época tinha o apelido de a rua de asfalto.
Dec 50 ´- capela do Km 50- foto 1952 
Capela do Km 50  - atual -  foto outubro de 1991.
Esta era a antiga Capela do KM 50. Reparem como havia crianças. Foi aí que começou a cidade de Mirandópolis, fundada pelo Senador Rodolfo Miranda, que ambicionava construir uma metrópolis, que superasse a cidade de Araçatuba. Mandou derruba...r a mata virgem e construiu uma cidade, com ruas, quarteirões e tudo. Chegou a ter hotéis, armazens, serrarias, máquinas de beneficiar cereais... Na época da foto, 1952, já estava emplena decadência.

Um comentário:

  1. esse barracão foi derrubado por uma temporal em etembro de 1 958, pertencia ao Dr Osvaldo Brandi Faria hoje é a casa da familia Ariki

    ResponderExcluir